Tecnologias para utilizar nas vendas online | Ecom Genius

Tecnologias para utilizar nas vendas online

por

Ulysses Barros

Quando se fala de e-commerce, pensar em tecnologias é inevitável e conhecê-las é a chave para abrir as portas do sucesso nas vendas online. Pensando nisso, listamos as cinco tecnologias capazes de fazer a diferença para que você, lojista, tenha condições de prosperar neste mercado tão concorrido.

(IA) inteligência Artificial: como usar no e-commerce?

Você podeusar inúmeras soluções de inteligência artificial para melhorar as vendas online, facilitar a comunicação com os clientes e automatizar processos de gestão. Os consumidores valorizam os negócios virtuais que utilizam tecnologias inovadoras para agilizar o processo de compra e personalizar a comunicação.

A IA mostra ótimos resultados quando aplicada para a autonomia das vitrines de recomendação de produtos. Também é muito útil para a organização de estoque e para a apuração de diversos dados do e-commerce.

A aplicação da Inteligência artificial no e-commerce é bem ampla.

Você pode utilizar para:

Recuperação de Carrinhos Abandonados

Considerando que 60% dos consumidores costumam abandonar os carrinhos de compra, a recuperação é uma bela forma de concretizar as vendas online. Pode, por exemplo, ser associada ao envio de e-mails automatizados lembrando aos clientes que esqueceram de finalizar a compra. É uma ótima estratégia.

Precificação

A IA também é ótima para fazer uma análise comparativa de preços entre os nos sites concorrentes, auxiliando no ajuste da precificação de sua loja virtual. Desta forma, você poderá oferecer preços mais competitivos.

Logística

A Inteligência Artificial é um aliado poderoso para quem precisa lidar com um grande estoque. Há ferramentas para acompanhamento de estoque de acordo com geolocalização, otimizando o tempo de entrega, bem como auxilia de maneira eficaz todo o processo de logística da sua loja virtual.

IoT (Internet das Coisas)

A IoT (Internet of Things, na língua inglesa) pode ser aplicada para diversas questões que envolvem um e-commerce, tais como o monitoramento de estoque, otimização do espaço de armazenamento de produtos, controle de umidade de depósitos (fundamental para vende produtos perecíveis).

Dispositivos IoT são utilizados como rastreadores de localização, auxiliando toda a logística para que o produto chegue ao cliente em tempo hábil. Fora que a coleta de dados por meio do IoT permite melhor compreensão das tendências de compra.

Com os dados obtidos por IoT é possível realizar campanhas de marketing personalizadas. Algo ideal para alavancar as vendas online.

“Data” e “analytics”

A área de análise de dados é o diferencial que o seu e-commerce precisa. Você poderá otimizar o tráfego da sua loja online se baseando no que está performando melhor, poderá analisar a taxa de abandono de carrinho, a jornada do cliente e os concorrentes. Tais análises auxiliam na tomada de decisões e no aumento da conversão.

O comportamento dos consumidores, analisado por dados, é um dos pontos responsáveis pelo sucesso de uma loja virtual.

Google Analytics, a ferramenta que o seu e-commerce precisa.

O Google Analytics é uma ferramenta de análise excelente quando pensamos em monitoramento de tráfego e a definição de estratégias de campanhas voltadas ao marketing digital. É possível mensurar o desempenho de todos os canais de entrada, o volume de visitas, as interações, Google Adwords, sites de referência, tráfego orgânico (SEO), redes sociais e muito mais.

A versão gratuita é ótima e, se preferir, pode optar pela versão paga. Ambas são fáceis de usar. O Google disponibiliza um guia para facilitar o aprendizado. É necessário instalar o código de acompanhamento do Google nas páginas da sua loja virtual e estabelecer as metas de ações que deseja acompanhar.

Cloud

A tecnologia da informação (TI) também é de grande auxílio ao e-commerce, e a tecnologia cloud permite que os dados importantes para o seu negócio sejam armazenados em servidores remotos, elevando a segurança e a agilidade nas transações online.

Fatores como a escalabilidade da capacidade de armazenamento, computação e processamento de dados, integração de aplicativos e redução de custos também estão associados ao uso desta tecnologia.

Pesquisa por voz

Uma tendência que veio para ficar por permitir aos usuários realizar outras atividades ao mesmo tempo. Muitos consumidores utilizam esta tecnologia para fazer compras online, pois não necessitam interromper o que estão fazendo com as mãos durante a compra.

Ou seja, com a pesquisa por voz o consumidor compra enquanto está na academia, ou cozinhando, ou trabalhando… as possibilidades são inúmeras.

Como tecnologias evoluem constantemente, é necessário se manter atualizado sobre tais mudanças. Novas tecnologias surgirão e aquelas que já estão presentes no e-commerce são atualizadas com frequência. Portanto, atualização é a chave, tanto das tecnologias quanto do seu conhecimento, empreendedor.

Newsletter Ecom Genius

Sua bússola semanal no oceano de oportunidades digitais.

As notícias mais relevantes da semana toda sexta-feira no seu e-mail.