Varias questões são centrais para definir o sucesso do seu e-commerce. Planejamento, experiência do cliente e marketing são fundamentais para alcançar o lucro desejado, ou ir além das expectativas nas vendas online.
Experiência do cliente
Você já deve ter ouvido falar, mas afinal o que é a Experiência do Cliente? Também conhecida como Customer Experience (CX), é a totalidade de impressões e percepções que um consumidor adquire após interagir com uma empresa.
É, portanto, algo vital para o sucesso do seu negócio.
Pense em tudo que envolve, e que pode interferir, na relação entre o cliente e a empresa.
No caso do e-commerce, parte deste conjunto de impressões já começa com a escolha da Nuvemshop como plataforma para sua loja online, mas vai além disso. Toda a interação do cliente com a loja, com as redes sociais, desde uma breve olhada até a compra e a entrega do produto, até mesmo uma eventual devolução, é experiência do cliente.
Ou seja, se o objetivo é conquistar o consumidor, todo o planejamento se volta para que seus clientes tenham a melhor experiência possível. Assim, eles voltarão para fazer novas compras e divulgarão sua loja online para conhecidos.
Alguns itens fundamentais quando pensamos em CX no e-commerce:
- Qualidade dos produtos e dos serviços.
- Navegabilidade da loja online.
- Velocidade de carregamento.
- Facilidade em entrar em contato caso necessário.
- Praticidade em todas as etapas (escolha do produto, compra, pagamento, entrega e em quaisquer interações).

Planejamento
Não há planejamento excessivo desde que tiremos os projetos do papel. Ou seja, se você busca realizar o sonho de ter uma loja online, é importante considerar que um bom plano de negócios fará toda a difere,nça.
Algumas perguntas são relevantes para que você tenha uma visão do todo e, assim, consiga melhores resultados.
Planejamento considerando os clientes.
Quais são os consumidores que serão seu público-alvo?
Considere a idade, as condições financeiras, as redes sociais utilizadas por este público, os hábitos de consumo, a localização (lembrando que com a Nuvemshop você consegue comercializar com toda a América Latina).
Planejamento considerando o mercado.
Quais são as condições do mercado?
Pesquise sobre a concorrência. Quem são seus competidores? Como eles se comportam no mercado? Lembre-se, ao observar seus concorrentes você terá uma boa noção das práticas que você poderá adotar e daquilo que não funciona para sua loja online.
Como está o e-commerce enquanto segmento de mercado?
É importante considerar o todo. Que o comércio online é uma boa opção, é inegável. Mas, como está o mercado? Considere tanto o seu nicho de atuação (o público-alvo dos produtos que você venderá) como o comércio online em geral. Uma boa pesquisa fará com que você evite investir tempo e recursos em alternativas pouco rentáveis.
Planejamento considerando recursos financeiros.
Quanto você pode investir no seu e-commerce?
Ter consciência do quanto de capital você pode investir é fundamental para evitar prejuízos. Tenha em mente gastos com publicidade, com aquisição de produtos, com o tempo que destinará a esta atividade, com tributações, entre outros.
Qual é a situação financeira do seu negócio?
Se esforce para não misturar seus gastos e ganhos pessoais dos valores que envolvem sua loja online. Sabemos que isso nem sempre é possível para quem está iniciando, mas o quanto mais você conseguir separar a situação financeira melhor. Dessa forma, você conseguirá ter mais visão sobre a realidade financeira de sua loja online.
Por quanto devo vender os produtos?
Leve em conta o preço dos produtos na concorrência e decida se prefere lucrar mais pela quantidade de produtos vendidos ou em cada produto vendido.
Havendo condições financeiras para reduzir seu ganho no curto e médio prazo, vender mais barato atrairá mais clientes e, a longo prazo, poderá ter resultados mais expressivos.
Se você precisar de rápida entrada de valores, tente oferecer produtos um pouco abaixo dos valores oferecidos na concorrência, mas sem reduzir muito sua margem de lucro.
Se não tenho recursos financeiro, o que faço?
Caso deseje valores para iniciar, ou ampliar, seu e-commerce, é recomendado verificar a possibilidade de contratar empréstimos.
Preferindo não contratar a empréstimos, ou não possa por conta de restrições em seu CPF, a Nuvemshop oferece a solução perfeita, pois você pode criar sua loja online sem precisar investir muitos recursos.
Essas são algumas das perguntas que você deve se fazer para planejar adequadamente o sua loja online. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece diversos materiais de apoio para quem está iniciando no empreendedorismo ou para quem já iniciou e quer aprimorar seu negócio. Vale a pena verificar o que o Sebrae tem a oferecer.

Logística
Dentre as várias questões essências para o bom resultado do seu e-commerce, a logística possui um alto impacto para o sucesso, ou o fracasso, nas vendas online.
Mas, afinal, o que é logística e qual a sua importância?
A logística é uma área que envolve tanto a administração quanto a engenharia. É responsável disponibilizar recursos e informações que visam a execução de todas as atividades de uma empresa.
É vital para um e-commerce pois diz respeito ao armazenamento, transporte, expedição e envio dos produtos. Uma logística mal realizada impactará diretamente na experiência do cliente, na relação entre estoque e vendas, podendo gerar prejuízo tanto à imagem da sua loja online quanto em seu faturamento.
Por isso, é bom você considerar como fará o armazenamento dos seus produtos, o custo associado para a locação de um local de armazenamento, o preço para envio dos produtos, a qualidade da transportadora que fará o envio, entre outros fatores. Basicamente, tenha uma boa logística e você verá suas vendas aumentarem.
Mas se eu não tenho como armazenar produtos?
Se você não possui um local para armazenar seus recursos, ou não tem condições de lidar com os custos associados, há uma solução voltada para você: o dropshipping. Conhecido também como envio direto, é uma forma na qual o vendedor não precisa manter o estoque.
No dropshipping, o vendedor opera como um intermediário entre o fornecedor e o comprador final. Desta forma, você se livra de muitas preocupações relacionadas à logística. É a maneira ideal para quem está começando do zero e possui recursos financeiros limitados, ou não possui recursos financeiros, para investir na loja online.

Marketing
Outro aspecto fundamental é o marketing, que possuí características únicas quando pensamos em um e-commerce. Por isso, é bom conhecer as melhores maneiras de divulgar sua loja online.
Redes Sociais
As redes sociais são de extrema importância. Quanto mais se conectar, buscar os nichos específicos de potenciais clientes para o seu produto, produzir conteúdos atrativos e relevantes, melhor será seu resultados em vendas.
As redes sociais são diversas e cada uma tem sua particularidade. É bom considerar o seu público alvo, pois há o aspecto das gerações que utilizam mais determinadas redes sociais que outras. Fora que, como tudo na internet é muito dinâmico, não acompanhar as tendências nas redes impactará de forma negativa suas vendas online.
Por isso, considere os impactos das redes sociais no seu e-commerce.
Anúncios
Os anúncios são uma forma clássica de marketing que, de diversas formas, ajudam a elevar o número de vendas. Com o tempo, e também considerando a expansão do comércio online, diversas alterações ocorreram tanto na forma de anunciar como no conteúdo dos anúncios.
O Google, que é o buscador de internet mais utilizado no Brasil, oferece soluções para comerciantes online:
Merchant Center
Você pode criar uma conta e mostrar seus produtos de forma gratuita no Google. Como bilhões de vendas são efetuadas no Google todos os dias, é muito interessante utilizar esta ferramenta que possui inúmeros recursos para auxiliar na divulgação da sua loja online.
Google Ads
É a plataforma de anúncios do Google que possui inúmeros recursos e ferramentas para te auxiliar a criar e divulgar seus anúncios. O custo associado à divulgação certamente impactará na conversão em vendas, mas não se trata apenas disso.
Questões como o uso de I.A. (Inteligência Artificial), palavras-chave (termos utilizados no mecanismo de pesquisa), planejamento de alcance e performance, entre outros, são relevantes para que seus anúncios tenham o efeito esperado.
Há diversos recursos disponibilizados pelo Google que certamente farão a diferença para o sucesso do seu e-commerce.
Boca-a-Boca
Pois é. O boca-a-boca funciona também no ambiente virtual. Um cliente que tenha uma boa experiência com compras online em sua loja também se torna um divulgador do seu e-commerce. Portanto, uma boa condução na Experiência do Cliente (CX) também impacta no marketing da empresa.
Como você já deve ter notado, os pilares para o sucesso do seu e-commerce estão ligados. Não adiante pensar em um dos aspectos sem considerar os outros pois, afinal, são todos os pilares que garantem uma estrutura sólida para o seu empreendimento se tornar um sucesso.