E-commerce no Brasil: vantagens e desafios para o lojista | Ecom Genius

E-commerce no Brasil: vantagens e desafios para o lojista

por

Ulysses Barros

No Brasil, o e-commerce tem ganhado cada vez mais espaço e, com isso, a facilidade para ter uma loja online também cresceu. No entanto, os desafios continuam grandes para qualquer lojista. É importante ter um bom plano de negócios, conhecimento e determinação para se estabelecer com as vendas digitais.

O cenário do E-commerce no Brasil

Muitas vezes, quando estamos na fase de tomada de decisão que impactará nossas vidas profissionais, nos questionamos sobre as etapas do caminho, o que é normal e saudável. Toda escolha, para ser bem-feita, requer planejamento. Por isso, vamos auxiliar em algumas das suas decisões.

A primeira, no caso, é avaliar a realidade do tipo de negócio no qual você quer entrar e prosperar. Segundo a E-commerce Brasil, nosso país é líder no crescimento de e-commerce e a previsão é que até 2025 cresça por volta de 42%. Estamos falando de R$ 262 bilhões de faturamento em 2022 e, com o crescimento, parte deste faturamento poderá ir direto para sua loja online.

Portanto, o potencial para crescimento de sua loja virtual é gigantesco, mesmo sendo um mercado concorrido. Logo, haverá muito trabalho, e certamente muitas recompensas. Mas nem tudo depende apenas de você. As decisões que mais pesam são aquelas que contam com a competência dos parceiros que ajudarão em seus negócios.

As principais vantagens de ter uma loja online.

Apesar da atividade de vendas ser essencialmente a mesma no comércio online e em uma loja física, a realidade dos dois negócios é diferente.

Os desafios de trabalhar com o comércio físico e com o e-commerce, considerando a proporção que ambos podem ter, são bem distintas.

No entanto, a internet abre a possibilidade tanto para pessoas que já possuem uma loja física como aquelas que irão iniciar do zero apenas no online. Abaixo listamos as principais vantagens, conheça:

A melhor vitrine é aquela que todos podem ver.

Pense em todas as pessoas que passam em frente daquela loja de roupas do seu bairro. Amplie esse número considerando o total de pessoas que possuem um celular, ou tablet, ou acesso a um computador. Pronto, você já tem consciência que a vitrine da loja de roupas do seu bairro alcança um número muito menor de pessoas.

Essa é a primeira vantagem do e-commerce. Sua loja pode ser vista e visitada por milhares de pessoas a todo o momento, enquanto a loja de roupas do seu bairro depende que as pessoas saiam de casa, parem no meio do caminho, e entrem na loja para fazer as compras.

Uma loja não é apenas o espaço que ocupa.

Imagine que você tenha que se preocupar com a limpeza e manutenção de uma loja física. Uma hora um cano estoura, a fachada pode ser depredada, seus produtos podem ficar sujos com o tempo. Fora todas as contas associadas (aluguel do espaço, conta de água, luz, entre outras…) O trabalho é muito maior e você terá, no máximo, algumas dezenas de clientes visitando, avaliando e, com sorte, consumindo.

Compare com um cenário no qual você não possui contas de água, luz e aluguel. Não precisa se preocupar com a limpeza, nem precisa passar o dia todo na frente do balcão tentado seduzir os clientes. Esse é o cenário do e-commerce. O Brasil inteiro poderá entrar na sua loja, 24 horas por dia, sem que você fique no balcão.

Se, na loja física, você tem diversos custos associados e pouca visibilidade, no e-commerce você tem alta visibilidade e baixo custo. Qual você acredita ser a melhor opção?

Velocidade não é só importante, é fundamental.

Como tudo que é digital, a velocidade das vendas online é muito maior do que uma venda concluída no balcão de uma loja. É aí que está a principal diferença. Se todos os aspectos do e-commerce forem tratados com um bom planejamento, tendo seus pilares bem estruturados, o crescimento será bem mais rápido se comparado a uma loja física.

Praticidade para você, lojista.

Imagine poder começar seu dia de trabalho em casa, ou na praia, se preferir. Trabalhando com e-commerce você terá a vantagem de ser o seu chefe e trabalhar em qualquer lugar, desde que haja uma conexão de rede.

Mesmo que você já tenha uma outra atividade profissional, e tenha que dividir seu tempo entre sua loja online e seu outro trabalho, não há problemas. Como você não precisa estar em uma loja física, a condução de seus negócios podem ocorrer quando e onde você preferir.

Os principais desafios ao montar um e-commerce.

Nem tudo são flores. Há muitos desafios associados ao e-commerce, mas você é capaz de superar todos eles e, com nossa ajuda, obterá o sucesso que tanto merece.

Conhecimento tecnológico para sua loja virtual.

Do ChatGPT ao metaverso, as tecnologias que envolvem o e-commerce evoluíram rápido nos últimos anos e a tendência é continuar evoluindo. Saber aplicar recursos tecnológicos ao e-commerce é a única forma de não ficar para trás neste mercado tão dinâmico.

Conhecer as tecnologias mais utilizadas nas vendas online permitira que suas vendas alcancem os melhores resultados.

Conquistar os clientes é o caminho para o sucesso.

Os desafios para conquistar o cliente vão muito além da venda. É preciso considerar toda a experiência do cliente, ou Customer Experience (CX), durante todos os passos do seu negócio.

Investir em uma boa experiência para o cliente é deixar sua marca mais presente na memória do consumidor, fazendo com que este volte a realizar novas compras, recomende sua loja virtual para os amigos, comente por aí a boa experiência que teve.

É necessário todo o cuidado com esta experiência, ou jornada do cliente, como também é conhecida. No caso do e-commerce, envolve todo o processo desde o acesso à sua loja até o recebimento do produto. Por isso, é bom contar com a melhor e maior plataforma de e-commerce do Brasil e da América Latina

A Experiência do Cliente envolve:

Questões como qualidade do produto, velocidade de carregamento da loja, facilidade em encontrar o que precisa, disponibilidade e educação nas interações com o cliente, facilidade em efetuar os pagamentos, entrega do produto no prazo adequado… enfim, CX é o todo do relacionamento e deve ser pensado pelo passo a passo que o cliente trilhará.

Ou seja, diz respeito a todos os contatos que os consumidores têm com sua loja online :

  • A descoberta da marca em algum dos pontos de contato com o público. As redes sociais ajudam muito neste sentido.
  •  As interações nos ambientes de contato. As soluções devem ser fáceis de encontrar, as informações precisam ser claras e precisas.
  • A aquisição do produto ou serviço em si. Um bom produto, por um preço justo e ao mesmo tempo competitivo, bem como a entrega no prazo e executada com qualidade.

Investir na experiência do cliente é fundamental para a fidelização.

Planejamento financeiro é fundamental.

Sem o devido cuidado com o dinheiro do seu e-commerce, a tendência é que sua loja virtual não tenha sucesso. O cenário é competitivo, logo um bom planejamento de custos, entradas e saídas de valores, a forma como os recursos financeiros serão empregados, determinará o sucesso e te protegerá de imprevistos desnecessários.

Ao iniciar seu planejamento financeiro, considere os seguintes pontos:

  • Indicadores de desempenho financeiro.
  • Controle de despesas.
  • Projeções de ganhos e gastos.
  • Verifique e adeque, se necessário, sua política de preços.
  • Monitoramento constante do estoque.
  • Opte pelos melhores métodos de pagamento.
  • Invista em um software de gestão financeira em e-commerce.

Caso você possua poucos recursos, ou nenhum, para iniciar seu e-commerce, ou ainda impulsionar a loja virtual que já possui, há várias opções de empréstimos que podem te ajudar.

Logística: Do estoque à entrega.

Se em uma loja física a logística é fundamental, no e-commerce não é diferente. A estruturação de sua loja virtual, a capacidade de cumprir os prazos e assim fidelizar o público depende de planejamento de logística adequado e eficiente. Logo, a logística é essencial para o crescimento do seu e-commerce.

Questões como controle de estoque, previsibilidade, assertividade no prazo de entrega e o controle do valor de frete estão todas envolvidas na logística.

Sistemas de gestão empresarial são recursos tecnológicos que auxiliam muito todo o processo, o qual está atrelado a todos os aspectos do e-commerce.

Divulgação: o marketing é um forte aliado do e-commerce.

Para ter bons resultados nas vendas de sua loja online, é vital saber as melhores maneiras de divulgar o seu e-commerce. Investir em relacionamento e comunicação é essencial quando pensamos em elevar a confiança do cliente em sua marca.

Uma boa estratégia de divulgação fará com que sua marca alcance mais pessoas, e com isso você poderá efetuar mais vendas, terá mais visitas em sua loja virtual.

Não basta ter preços atrativos, um belo layout e as melhores formas de pagamento. É necessário atrair os clientes, caso contrário sua loja online estará fadada aos porões da internet.

Com garantir que seu e-commerce terá sucesso?

Não há uma receita pronta para o sucesso, pois depende muito de suas próprias decisões. No entanto, com o auxílio de um especialista é possível evitar diversos erros que a maioria dos entusiastas cometem. Ao evitar estes erros, você poderá aproveitar muito mais o seu tempo, e publicar sua loja em tempo hábil e pronta para vender.

Um bom planejamento é fundamental para que você, lojista, corra menos riscos. No planejamento, tanto a pesquisa de mercado como as tomadas de decisão são importantes. Portanto, pesquisa sobre o assunto, leia bons conteúdos, se aprimore. Quanto mais você souber, maiores as chances do seu e-commerce ser um sucesso.

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