Para evitar equívocos, é necessário destacar que canais de vendas não são marketplaces. Há diferenças significativas entre os dois, apesar de parecerem sinônimos.
Marketplaces funcionam como um shopping center, ou seja, um lugar onde se encontram inúmeras lojas que comercializam seus produtos. Imagine um Shopping onde você encerra as compras todas de uma vez, ao invés de pagar em cada loja.
Canais de vendas são um meio pelo qual você, lojista, poderá efetuar a comercialização dos seus produtos. Ou seja, se assemelham a uma loja física.
Pense da seguinte forma: em um shopping center você pode comprar de diversas lojas, mas se você for na loja do seu bairro você comprará apenas dela. Essa é a principal diferença.
De forma clara, podemos considerar um marketplace como um canal de vendas, mas nem todo canal de vendas é um marketplace. Para vender seus produtos é necessário ter um ou mais canais de vendas, tais como sua loja online.
Como exemplo, a Amazon é um marketplace, já o Instagram é um canal de vendas.
Tal distinção é fundamental pois, variando o cenário no qual irá efetuar suas vendas, diversas questões precisam ser repensadas.
Tipos de canais de vendas
Basicamente, podemos dividir os canais de vendas de duas formas: online e offline.
Como canais de vendas online temos: a sua loja na Nuvemshop, E-mail Marketing, Redes Sociais, Google Ads, entre outros.
Como canais de vendas offline temos: sua loja física, pontos de venda diversos e a venda direta.

Vantagens dos canais de vendas
Ter múltiplos canais de vendas online permitirá uma expansão do alcance do seu e-commerce. Você expande sua vitrine aos olhos de diferentes nichos de potenciais clientes, principalmente considerando que na internet, grupos distintos de consumidores se formam em cada um dos canais de vendas que você, lojista, oferecerá seus produtos.
Fazendo uso adequando de distintos canais de vendas você elevará seu faturamento, o número de vendas e, consequentemente, seu lucro. Quanto maior for a presença da sua marca em diferentes canais de vendas, maior será a visibilidade de sua loja online.
Antes de se aventurar por todos os canais disponíveis, é necessário aprimorar seu conhecimento e, para quem está começando, é preciso aprender a montar seu e-commerce do zero.
Cuidados necessários em canais de vendas
Tenha em mente que em um canal de vendas a responsabilidade é toda do lojista, pois todo o gerenciamento do e-commerce se volta a quem vende. Questões como logística, pagamentos e atendimento ao cliente estão entrelaçadas em uma loja online e você terá que administrar tudo com bastante cuidado.
Caso você não tome o devido cuidado com os canais de vendas nos quais oferece seus produtos, a identidade e a reputação de seu e-commerce estarão comprometidas.
Será necessário, ao utilizar um canal de vendas, ter um bom planejamento, pois você terá que realizar campanhas de marketing personalizadas e isso resultará em despesas com o marketing digital.
Você poderá recorrer a profissionais especializados, ou realizar as campanhas com suas próprias habilidades. Seja como for, ou tempo e/ou dinheiro serão empregado para ampliar suas vendas online.

Alguns dos canais de vendas e marketplaces integrados à Nuvemshop
Você pode integrar, pela Nuvemshop, os principais marketplaces, tal como o Facebook, no qual você expõe os produtos do seu e-commerce através da sua fanpage. Desta forma, o tráfego da fanpage pode ser direcionado para sua loja virtual.
Como o Facebook e o Instagram são redes sociais da mesma empresa, a Meta, é necessário ativar o Facebook Shop antes de habilitar o Instagram Shopping.
No Instagram Shopping você poderá marcar seus produtos nas publicações, feeds ou stories. Os seguidores poderão clicar nos produtos para acessar diretamente sua loja online e assim efetuar a compra.
A Nuvemshop permite que você sincronize seu catálogo de produtos com o Google Shopping. Desta forma, você tornará sua vitrine de produtos mais visível na internet, dado que o Google é o buscador mais utilizado no Brasil.
Também é possível sincronizar sua loja online Nuvemshop com o Mercado Livre, uma das principais referências em compras e vendas online da América Latina.
Tecnologias para facilitar a integração
Você poderá utilizar o app Plugg.to, o qual auxilia na comercialização em múltiplos canais de vendas, sincronizando estoque e preços e centralizando a gestão de todas as suas vendas.
O sistema de gestão online Bling também é uma ótima alternativa para facilitar a gestão. Por meio desta ferramenta é possível fazer uma boa gestão da logística, ter um controle adequado do fluxo de caixa, importar os produtos para sua loja virtual, emitir notas fiscais, entre outras vantagens.
A concorrência em canais de vendas e marketplaces
Não podemos ser ingênuos. O e-commerce é um cenário de alta concorrência e nos marketplaces e canais de vendas não é diferente. Contudo, marcar sua presença online é fundamental para o sucesso no comércio eletrônico.
Mantenha seus produtos, sua marca, presentes nos principais canais de vendas e marketplaces. Desta forma, você não perderá uma fatia expressiva do mercado consumidor. Para ter uma presença marcante nas nos canais de vendas, é necessário saber as melhores maneiras de divulgar sua loja online.