Desafios na criação de um e-commmerce | Ecom Genius

Desafios na criação de um e-commerce

por

Ulysses Barros

Criar uma loja online, ou e-commerce, pode parecer algo mais simples do que uma loja física pelo fato de você poder trabalhar apenas com um computador no conforto de sua casa, o famoso home-office. No entanto, é importante saber as necessidades e condições do seu negócio para planejar de maneira adequada a sua loja online.

Uma visão macro de um e-commerce

Quando pensamos em comércio eletrônico, cada loja online opera dentro de um conjunto de sistemas que conversam muito bem entre si. Se um destes sistemas não funcionar bem, todo o restante fica comprometido. Quais são os principais pontos ou sistemas?

Abaixo os principais pontos que devem funcionar perfeitamente, e em conjunto, para que sua loja online tenha sucesso:

  • Servidor
  • Plataforma
  • Gestão de Estoque
  • Sistema de Pagamento
  • Sistema de Frete

Todas essas tecnologias funcionam em conjunto no e-commerce, e fazem parte do grande fluxo que seu cliente percorre até finalizar uma compra. Considere que uma compra só é finalizada de fato quando seu cliente recebe o produto. 

Qual seu perfil como lojista?

Para compreender os desafios que você terá na criação do seu e-commerce, você precisa primeiro saber qual tipo de loja você criará. O tipo de loja irá determinar os caminhos principais e dar uma perspectiva geral do processo. Para isso, separamos dois perfis que atendem a maioria dos casos:

Perfil 1 – Empreendedor começando do zero

Se você quer empreender e está buscando informações sobre como criar uma loja online do zero, considere os seguintes pontos:

Plataforma de comércio eletrônico

Existem hoje diversas plataformas que possibilitam de maneira consideravelmente simples a criação de sua loja online. Essas plataformas disponibilizam toda uma estrutura de servidor e integrações para que você consiga lançar sua loja em um curto espaço de tempo. No entanto, é necessário avaliar as vantagens e desvantagens de cada uma, considerando questões como a segurança da plataforma, reclamações no Reclame Aqui, qualidade de atendimento, estabilidade, entre outros.

Sistemas de pagamento

Sendo uma parte extremamente importante dentro do fluxo de compra, pense que o sistema de pagamento deve oferecer segurança e comodidade para seu cliente. Dessa forma, é importante que você disponibilize pagamentos por boleto, Pix, Débito e Crédito. Além disso, é comum a utilização de carteiras digitais como, Ame, Apple Pay, Google Pay, Mercado Pago, entre outras.

A escolha do sistema de pagamento deve contemplar todas essas formas para que seus clientes não tenham dificuldades na finalização da compra, ou checkout .

Outro ponto muito importante, nesse caso para a segurança do lojista, é o sistema antifraude, que previne contra golpes em suas vendas. Sistemas de pagamento como o Mercado Pago já possuem praticamente todas as formas de pagamento mencionadas acima e um sistema antifraude eficiente.

Sistema de fretes

A venda em uma loja online não se encerra no pagamento dos produtos. A qualidade do frete (considerando custo e prazo) é um dos principais fatores na decisão de compra. Os consumidores que ficam satisfeitos com o frete tendem a retornar e realizar novas compras, algo essencial para o sucesso do seu e-commerce.

Existem muitos sistemas de frete além dos Correios, que também é uma opção relevante para abrir seu e-commerce. No entanto, muitos transportadores oferecem preços e prazos bastante competitivos, tornando necessário possibilitar que seu cliente escolha a melhor opção. Sistemas como Melhor Envio, Kangu, Frenet e Manda Bem são ótimas opções para seus clientes. Dentre eles o Melhor Envio é um dos mais utilizados e bem avaliados.

Gestão de Estoque

Independente de sua loja começar num local pequeno ou em sua casa, é importante ter um sistema de gestão de estoque. Controlar a quantidade de produtos, entradas e saídas é indispensável, no entanto, orientar um estoque vai muito além disso. Você precisa categorizar e organizar seus produtos, gerar notas fiscais e manter sua logística funcionando como uma engrenagem para obter os melhores resultados.

Dentre os diversos sistemas de gestão de estoque (conhecidos como ERP’s), um dos principais e com melhor custo benefício é o Bling. Ao usar o Bling você conta com uma solução completa de gestão de estoque e emissão de notas fiscais, além de poder vender seus produtos em outros sites como Submarino, Amazon, Magalu, dentre outros.

Perfil 2 – Lojista que deseja entrar no comércio eletrônico

Se você já possui um comércio local e deseja expandir sua atuação criando uma loja online, todos os pontos citados no Perfil 1 são válidos, no entanto existem alguns outros detalhes para considerar:

Vantagens de expandir seu negócio local para uma loja online

Primeiro, imagine que seu e-commerce seja uma extensão de sua loja física, o que já é uma vantagem, pois isso fortalece sua marca junto aos clientes. Por sua empresa já ter um histórico como loja física, os clientes tendem a dar mais confiança ao realizar uma compra. Além disso, você pode oferecer a retirada dos produtos em sua loja física, eliminando o custo de frete para os clientes.

Outro ponto importante é que ao ter uma loja física com um cadastro bem feito no Google Meu Negócio, sua empresa aparecerá no Google Maps quando um cliente pesquisar produtos e/ou serviços de sua região. Em seu cadastro é possível vincular seu site, o que permitirá aos seus clientes conhecerem sua loja, elevando assim sua confiança.

Sistema de Pagamento

É importante avaliar se o sistema de pagamento que você utiliza em sua loja física possibilita uma integração com a plataforma de e-commerce escolhida. Ao trabalhar com o mesmo sistema de pagamento você poderá negociar as melhores taxas e unificar todas as vendas.

No entanto, caso o sistema de pagamento da sua loja física não possa ser integrado com a sua loja online, é importante avaliar o caminho oposto. Pode ser que você utilize um sistema diferente em sua loja física e, posteriormente, implemente mesmo sistema em sua loja online gerando taxas mais vantajosas.

Gestão de Estoque

Assim como o sistema de pagamento, é necessário avaliar a integração caso você já utilize um sistema de estoque em sua loja física. Havendo a possibilidade realize a implantação, pois trabalhar com sistemas de estoque diferentes (um para a loja física e outro para a loja online) poderá criar muitas dores de cabeça.

Dependendo do caso, vale a pena analisar uma transição de sistema de estoque de sua loja atual para um que integre ambas as lojas. Nesse caso, reforçamos a indicação do Bling, que também poderá ser utilizada em seu comércio local.

Conclusão

Independente dos desafios que existem na criação de uma loja online, tenha a consciência de todo o processo que prepara você para vencer as dificuldades. No entanto, sem o devido conhecimento você pode cair na mesma armadilha que centenas de lojistas infelizmente caíram ao Iniciar uma loja online sem conhecimento prévio e, depois de alguns meses, acabam desistindo, jogando tempo e dinheiro pelo ralo.

Para ajudar os lojistas a conquistar sua loja online e estabilidade financeira, o especialista Alexandre Ferraresi, parceiro comercial da Nuvemshop (maior plataforma de e-commerce da América Latina) desenvolveu o eBook “8 passos para uma loja de sucesso na Nuvemshop“, disponível para venda.

O eBook, que também está disponível como Audiobook, guia você nas etapas mais importantes para que sua loja online tenha sucesso. Aqui definimos o sucesso como um faturamento de 5, 6 ou 7 dígitos todos os meses, trazendo a você confiança e paz financeira. A Nuvemshop, sendo a maior plataforma de e-commerce da América Latina, já oferece tudo o que você precisa em estrutura e tecnologia, agora você apenas deve trilhar o caminho certo.

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