As melhores maneiras de divulgar sua loja online | Ecom Genius

As melhores maneiras de divulgar sua loja online

por

Ulysses Barros

O marketing digital é fundamental para o sucesso da sua loja online. Como tudo na internet, sem a devida divulgação sua loja não será vista e, portanto, suas vendas serão fracas.

É importante ter uma boa estratégia de divulgação para ter sucesso nas vendas online.

Portanto, conhecer as melhores formas de divulgar sua loja online fará com que seu planejamento seja consistente, realista e permita o crescimento exponencial no mundo do e-commerce.

Estratégias de marketing aplicadas no e-commerce.

De forma geral, existem dois tipos de estratégia voltadas ao comércio virtual: diretas e indiretas.

As estratégias diretas são aquelas em que o marketing é pensado e executado visando que os consumidores comprem os produtos oferecidos.

As estratégias indiretas são aquelas em que as ações de marketing alcançam os benefícios intangíveis, tais como o reconhecimento e prestígio da marca da sua loja, e a fidelização dos clientes. 

O que envolve um bom plano de marketing?

Um bom planejamento de marketing requer cronograma de ações e metas mensuráveis, além de realistas.

Planeje as divulgações em mídias sociais, por exemplo, de forma que esteja em conformidade com os picos de acessos de cada umas das mídias, considerando os horários de uso do seu público-alvo. Dessa forma, você divulgará em períodos de maior audiência, logo elevará a visibilidade.

Tenha controle do seu orçamento para divulgação.

Não adianta gastar muito com publicidade se este recurso não for utilizado da forma correta. Tenha em mente que a divulgação é uma questão essencial para o seu e-commerce e a alocação de recursos deve ser feita de forma ponderada.

Considere os diferentes locais de anúncios (mídias sociais, buscadores de internet, entre outros) e faça as contas de quanto poderá gastar em cada umas das possibilidades, quais delas alcançam melhor seu público-alvo e prometem melhor retorno.

Conheça seus potenciais clientes.

Antes de definir as ações, conheça o público-alvo. Não adianta tentar vender gelo para esquimó. É necessário cuidado para selecionar para quem serão feitas as ações de divulgação.

Considere:

A demografia: aspectos como faixa etária, identificação por gênero, renda e a localização dos seus potenciais clientes. (os aspectos demográficos demandam também uma compreensão do cenário do e-commerce, no caso. no Brasil).

Aspectos psicológicos: as tendências de comportamento do público-alvo determinado pelas questões demográficas.

Pensar nestes dois aspectos ajudará em várias tomadas de decisão, permitindo que a estratégia de marketing seja mais assertiva. É como se você criasse perfis de possíveis compradores, também conhecidos como personas. Dessa forma, você poderá criar sua estratégia presumindo aquilo que seus compradores desejam.

Mídias sociais: quais são as melhores para atrair clientes.

Além da definição do público-alvo, você deve considerar quais são as mídias sociais mais utilizadas por este público, a forma como os conteúdos são expostos nessas mídias também é de grande relevância.

Lives, um grande recurso de marketing no Instagram e no YouTube.

As lives são excelentes para atrair clientes nas redes sociais. Fazer parcerias com influenciadores facilita o trabalho de divulgação, tanto para o influenciador quanto para você, lojista.

Veja se o seu público-alvo consome o conteúdo postado pelo influenciador, se este é uma autoridade no ramo, aí poderá combinar uma live no Instagram, por exemplo. Assim, sua visibilidade aumenta. Também é interessante fazer um evento ao vivo no YouTube, que possui o mesmo efeito.

O tipo de conteúdo diz qual é a melhor mídia, e vice-versa.

Uma rede como o Facebook possui vários focos. Texto, imagem, vídeos. Logo a abordagem deve ser hibrida. Já o Instagram, por exemplo, é mais centrado em imagens do que em textos. Os textos, portanto, devem ser curtos, diretos e atrativos.

Se você for usar o Linkedln, considere que seu conteúdo deverá ser mais técnico, ou motivacional, o que faz bastante sucesso entre os usuários da rede.

Se o seu público for jovem, o TikTok acaba sendo a opção mais interessante.

Lembre-se também que as mídias sociais abordam públicos abrangentes. Ou seja, não é porque você escolheu um produto que se destina aos jovens que você deverá utilizar apenas o TikTok. O Instagram também é uma boa opção, neste caso.

Quais são as melhores formas de anunciar?

Os anúncios funcionam de forma similar aos conteúdos nas redes sociais. O público-alvo deve ser considerado no planejamento para que os resultados sejam mais eficientes.

Anúncios nas redes sociais

Uma gigantesca solução para anúncios na internet é utilizar o Gerenciador de Anúncios da Meta (empresa proprietária de duas das mídias sociais mais utilizada: Facebook e Instagram).

A ferramenta foi desenvolvida para anunciantes de diversos níveis de experiência, por isso funciona bem para quem está começando no e-commerce, bem como para quem já está acostumado a anunciar.

É uma ferramenta para criar os anúncios, gerenciar onde e quando serão veiculados. Ou seja, permite todo o controle necessário para que seu anúncio chegue no público-alvo que utiliza essas redes sociais.

Anúncios no Google

Outra solução de extremo impacto é o Google Ads. É um produto voltado para a publicidade que permite criar anúncios on-line voltados para alcançar os usuários quando eles estiverem interessados nos produtos que seu e-commerce oferece.

Ao ter uma conta no Google Ads você poderá gerenciar on-line, criar e alterar sua campanha a qualquer momento (configurações, orçamento e textos dos anúncios).

Lembre-se que o Google é o principal buscador de internet utilizado no Brasil, logo o alcance do seu público-alvo é enorme. Mas não se restrinja ao Google, explore outros buscadores como o Bing.

Depois do planejamento das ações de marketing

A melhor forma de conter gastos desnecessários é, após o planejamento, executar testes com um público real. Isso permite que você corrija a rota caso algo tenha escapado do seu planejamento e, assim, poderá utilizar seus recursos financeiros de forma mais precisa.

Trata-se de analisar os resultados e alterar as coordenadas.

Uma boa opção é realizar pesquisas de clientes, focando nos grupos que pretende conquistar.

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