Em toda loja online há um sistema de engrenagens que, ao funcionar como um relógio, garantem segurança ao lojista nas vendas online, e aos clientes em suas compras. Este sistema é o que se entende por logística.
O que é logística? Qual a sua importância para o e-commerce?
Em termos gerais, logística é uma área da administração, e da engenharia, voltada ao fornecimento de informações e recursos para a realização de todas as atividades de uma empresa, organização e, principalmente, sua loja online.
Á logística é de extrema importância para o e-commerce por estar relacionada tanto à organização quanto ao crescimento de uma loja virtual. Sem organização, será difícil cumprir prazos de entrega, repor estoque de forma adequada, responder às demandas dos clientes… tudo isso interfere diretamente na imagem da loja online e, com isso, no seu crescimento.
O uso de tecnologias é fundamental para ter uma logística de qualidade. Você pode utilizar softwares voltados para a gestão de estoque, facilitando muito o dia a dia da sua loja digital.
O que é necessário para ter uma logística eficiente?
O primeiro passo é saber qual é o tipo de e-commerce ideal para o seu empreendimento. A partir de tal definição, você pode ter um planejamento adequado cumprindo alguns requisitos. Veja abaixo a lista que preparamos para auxiliar você nessa etapa.

Fluxo logístico e controle de estoque
É necessário cuidar com atenção da aquisição de produtos, armazenagem, expedição e entrega das mercadorias. Basta escorregar em algum desses pontos e todo o relacionamento com o cliente pode ser comprometido, além de implicar na possibilidade de cancelamento da compra.
Sem o devido controle de estoque você pode, por acidente, vender um produto que não esteja mais disponível, acumular produtos que não estejam vendendo bem, descumprir os prazos estipulados com o cliente. Logo, controlar bem o estoque é fundamental para o sucesso nas vendas online.
Transportadora ou Fulfillment, qual é o mais adequado?
Se uma transportadora não está cumprindo os prazos combinados, ou não está realizando um manuseio cuidadoso dos produtos, é melhor realizar a troca da prestadora de serviço.
Quando escolher a transportadora, preste muita atenção nas políticas de qualidade oferecidas, em todas as normas para a entrega e nos serviços prestados. Note que é uma questão fundamental escolher o parceiro certo para algo tão sensível à sua loja online. Então, antes de assinar o contrato, entenda cada uma das linhas para que, amanhã, não se surpreenda negativamente.
Caso o trabalho com as transportadoras não esteja funcionando para o seu tipo de loja online, você pode optar por operadores de fulfillment, os quais se responsabilizam pelo armazenamento, pela embalagem e envio ao cliente final. Esses operadores atuam com três tipos de métodos:
Dropshipping
Com este método, assim que um pedido de um produto entrar no seu pipeline, é só pedir ao seu fornecedor que envie tal produto diretamente ao cliente final.
Interno
Com o uso de softwares adequados e automação, visando facilitar a operação, todos os processos são realizados internamente.
Terceirizado
Neste método há uma parceria com uma empresa especializada em fulfillment center, responsável por todas as etapas (comando, armazenamento, preparo e envio do produto ao consumidor final).
Caso você não possua um local adequado, ou não possa arcar com as despesas associadas com o aluguel de um depósito para estocar os produtos, optar pelo fulfillment é uma escolha prudente e rentável, pois retira uma parte onerosa e trabalhosa das suas mãos. Mas, opte por empresas de qualidade, pois a sua marca estará associada a tal serviço.
Prazos adequados e uma boa política de frete
Prazo de entrega é um dos pontos mais sensíveis quanto pensamos no impacto da logística no e-commerce. Um atraso na entrega causará insatisfação, frustração e decepção. E você, lojista, não quer despertar nenhum sentimento negativo em seus clientes. Toda a experiência do cliente estará comprometida se falhar na entrega do produto e impactará no retornor deste cliente, em futuras vendas online.
Por isso, trabalhe com prazos realistas. É melhor que o cliente espere um tempo maior, e pré-determinado, para receber seu produto do que arriscar perder o cliente apostando em um prazo que provavelmente você não conseguirá cumprir.
O frete precisa ser estratégico para que seja vantajoso para o comprador e não prejudique os resultados de sua loja online.
Você pode oferecer frete grátis para membros de um programa de fidelidade, campanhas sazonais com redução no frete para alavancar as vendas em determinados períodos, taxa anual para frete grátis ou descontos para determinados valores gastos pelos clientes.
Queima de estoque
Se determinado produto encalhar, considere vender com significativa redução no preço final, ou ainda dar desconto no frete. É melhor ganhar pela quantidade de vendas do que deixar um produto pegando poeira no estoque.
Logística Reversa
Basicamente, a logística reversa, como o nome já diz, é o movimento contrário. O retorno do produto do consumidor ao vendedor. Eventualmente, um cliente pode querer fazer a troca por diversos motivos, então este caminho deve ser facilitado para não prejudicar a imagem da sua loja virtual.
Lembre-se, qualquer interação com o cliente pode afetar sua experiência e, dessa forma, fazer com que ele retorne a consumir ou não. Busque o conhecimento necessário sobre tecnologias voltadas ao e-commerce, elas facilitarão todo o processo de logística da sua loja online.