Conheça os tipos de e-commerce e comece a planejar seu negócio | Ecom Genius

Conheça os tipos de e-commerce e planeje seu negócio

por

Ulysses Barros

Antes de iniciar os planos para o seu e-commerce, é importante possuir um conhecimento geral sobre o que é o e-commerce e os tipos de modalidades que configuram este grande mundo das vendas online. Neste artigo vamos trazer este conhecimento de forma simples e clara.

O que é um e-commerce?

O e-commerce nada mais é do que o comércio eletrônico. Trata-se de um amplo modelo de negócios no qual a comercialização de produtos e serviços é realizada tendo como meio a internet. Por isso, o termo e-commerce também é utilizado com o sentido de “loja virtual”.

Tal comercio pode ser realizado por diversos dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets, computadores e, além disso, há inúmeras formas de realizá-los, tais como sites voltados exclusivamente a uma loja, pelas redes sociais e marketplaces.

É possível, através de um e-commerce, comercializar diversos tipos de produtos e serviços, desde assinaturas, produtos digitais (como streamings, assinatura de jornais e revistas, entre outros), produtos físicos de todos os tipos e serviços variados.

A seguir você verá cada tipo de e-commerce.

Business to Consumer (B2C)

O business to consumer, ou B2C, ou ainda da empresa para o consumidor, se trata das vendas efetuadas por empresas para os consumidores finais. É a forma de e-commerce mais conhecida no mercado. Pode se aplicar tanto à venda de produtos como de serviços e, como se trata de comércio eletrônico, as vendas e ofertas são realizadas pelos canais digitais.

Ou seja, qualquer negócio, ou comércio, no qual ocorra a entrega de algo para o consumidor final configura um B2C. É similar a ter uma loja que atenda o bairro. A diferença é que, no e-commerce, o “bairro” é muito maior.

O consumidor, neste caso, seria a pessoa física que realizou a compra. Portanto, este tipo de e-commerce tem como foco alcançar maior número de clientes, tendo em vista que as compras são individuais. Fazendo com que a divulgação do seu e-commerce seja muito relevante como estratégia.

Há, obviamente, uma forte concorrência associada ao B2C. Mas não desanime, vendedores menores podem se destacar oferecendo uma experiência para o cliente de alta qualidade.

Business to Business (B2B)

B2B, ou business to business, ou ainda de empresa para empresa, diferindo do B2C, ocorre quando o negócio tem como consumidor final uma pessoa jurídica, ou seja, outra empresa.

Neste modelo de negócios há um constante crescimento pois o mercado demanda soluções diferentes para empresas ofertarem produtos e serviços para outras empresas, e assim aumentar os resultados em diferentes áreas como recursos humanos, marketing, entre outros.

Como exemplo, você pode pensar em empresas que vendem matéria-prima para que outras empresas façam o produto final que chegará ao consumidor pessoa física.

Como se trata de um modelo de negócios cujas vendas são realizadas em alta escala, dado que o comprador é uma empresa, os negócios B2B costumam envolver diversas vantagens para seus clientes, bem como boas oportunidades.

Há necessidade de uma logística bem estruturada e robusta nesta linha de negócios, sem uma boa elaboração da logística as empresas enfrentam dificuldades pertinente à qualidade e a velocidade de entrega dos produtos ou serviços, o que pode acarretar em alto prejuízo, tanto ao vendedor como ao comprador.

Business to Administration

B2A é um modelo no qual o comércio é realizado por empresas para órgãos governamentais. As empresas geralmente comercializam produtos, serviços, ou até mesmo informações para entidades governamentais de todas as esferas do poder público.

No Brasil, os contratos costumam ser estabelecidos entre as empresas e os órgãos públicos por meio de licitações.

Direct to Consumer

D2C, ou direto para o consumidor, é uma forma de vendas que elimina o intermediário entre a indústria que fabrica o produto (ou importadoras e distribuidoras) e o consumidor final.

Tal forma de comércio surgiu pela facilidade em estabelecer contato com os consumidores finais pela internet. Afinal, os custos associados a vendas online são menores que os custos de abrir uma loja física.

Outra vantagem para a indústria e para o consumidor final, na eliminação do intermediário, está no valor agregado que um vendedor cobraria para realizar a venda. A Indústria consegue ofertar seus produtos por um preço reduzido, atraindo mais cliente.  

Consumer to Consumer

O C2C, de consumidor para consumidor, é um tipo de e-commerce no qual consumidores atuam também como vendedores de produtos ou serviços a outros consumidores.

É mais um caso de uma modalidade que se expandiu por meio da internet, na qual há ambientes virtuais voltados a troca e comercialização entre usuários.

Consumer to Business

C2B, ou do consumidor para a empresa, é um modelo de e-commerce no qual os consumidores ofertam, serviços ou produtos, para empresas. Uma inversão do B2C que vem ganhando espaço no mercado.

As plataformas de freelancers são um bom exemplo desta modalidade.

Com qual tipo de e-commerce terei sucesso?

Tanto o B2C como o B2B são as formas melhores para as vendas online e, com o conhecimento adequado, sua loja virtual crescerá, bem como seu faturamento. Já verifique os melhores planos Nuvemshop para potencializar seu e-commerce.

Não há uma receita pronta para o sucesso, pois depende muito de suas próprias decisões. No entanto, com o auxílio de um especialista é possível evitar diversos erros que a maioria dos entusiastas cometem. Por isso, é preciso analisar todos os aspectos das vendas online para que suas futuras decisões, lojista, sejam precisas. 

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