Dropshipping: a venda online sem estoque como solução de logística | Ecom Genius

Dropshipping: a venda online sem estoque como solução de logística

por

Ulysses Barros

O Dropshipping é uma boa solução tanto para quem não possui condições de lidar com estoque, como para quem está iniciando no mundo do e-commerce. Como grande parte da logística fica a cargo de terceiros, o lojista pode se concentrar em outras questões que envolvem o negócio, como divulgação, por exemplo.

O que é dropshipping?

Conhecida também como envio direto, trata-se de uma técnica na qual o vendedor não precisa manter os produtos em estoque, por realizar a oferta e a comercialização de itens no estoque do fornecedor, o qual se responsabiliza pelo envio aos consumidores finais.

É uma ótima solução de gestão de logística.

Como funciona:

  1. Você, lojista, receberá o pedido do consumidor final.
  2. Irá gerenciar o pagamento.
  3. Fará todo o atendimento ao consumidor.
  4. Enviará a solicitação ao fornecedor.
  5. O fornecedor irá preparar o produto e fará o envio ao consumidor final.

Onde vender:

  1. Na sua loja Nuvemshop.
  2. Em marketplaces.
  3. Em canais de venda como o Instagram.

Para vender por dropshipping é necessário ter uma loja virtual, por isso saiba qual é o plano Nuvemshop ideal para sua loja online.

Como começar do zero

Dropshipping para iniciantes é uma boa opção pois você poderá se concentrar nas vendas, anúncios e relacionamento com os clientes. Há diversos fatores que envolvem um e-commerce e, ao fazer a opção de envio direto, você consegue diminuir sua carga de trabalho e se concentrar nos outros aspectos da sua loja online.

Como iniciar:

  1. Escolha um nicho, público-alvo e tipo de produto que irá comercializar;
  2. Pesquise os melhores fornecedores que trabalham com dropshipping no mercado;
  3. Monte sua loja Nuvemshop.

Após estes passos iniciais, você poderá definir um planejamento de marketing e as melhores formas de divulgação.

Como encontrar fornecedores

O primeiro passo é fazer uma pesquisa online como os termos ‘fornecedor’, ‘dropshipping’ e o tipo de produto que pretende comercializar.

Outras grandes fontes de pesquisa são os fóruns, grupos do Facebook e Linkedln. Os tópicos voltados ao tema podem conter referências de bons fornecedores.

Ao encontrar alguns fornecedores, pesquise a reputação. Desta forma, você eliminará aqueles que não são interessantes. Lembre-se que a reputação do seu e-commerce estará associada à qualidade de serviço dos seus fornecedores.

Confira a logística do fornecedor. Ao verificar o processo logístico você reduz a possibilidade de atrasos e problemas de envio dos produtos ao consumidor final. Lembre-se que, se houver algum problema com a entrega, você que será a ponte entre o consumidor e o fornecedor.

Após reduzir a lista de potenciais fornecedores:

  1. Estabeleça contato. É importante realizar perguntas sobre os produtos, prazos, processo de envio… tire todas as dúvidas antes de fechar qualquer negócio.
  2. Peça amostras dos produtos para verificar a qualidade, bem como se o fornecedor é confiável.
  3. Confira se há taxas relacionadas ao fornecimento. Alguns fornecedores costumam cobrar taxas, o que pode impactar seu faturamento, bem como o preço para o consumidor final.
  4. Leia atentamente o contrato estabelecido antes de assinar.

Como vender os produtos

Após definir o público-alvo, o fornecedor, é hora de escolher os produtos que possuem maior atratividade junto aos potenciais clientes.

Você, lojista, terá que criar uma vitrine da sua loja virtual atrativa, definido as categorias e páginas de forma que os produtos com maior potencial de venda fiquem visíveis. Para isso, algumas técnicas podem facilitar tanto a experiência do cliente (CX), como as vendas.

Basicamente, considere os seguintes aspectos:

  1. .Faça um bom SEO (Search Engine Optimization ou, em português, Otimização para Mecanismos de Busca).
  2. Faça campanhas publicitárias voltadas ao e-commerce;
  3. Esteja presente nas redes sociais mais utilizadas pelo público-alvo.
  4. Trabalhe com prazos e preços realistas, conforme o que for estabelecido com o fornecedor.

Atendendo aos requisitos para marcar a presença do seu e-commerce no mundo virtual, você certamente elevará as chances de efetuar as vendas.

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